Buenas Gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Desta fez a Rádio Comunitária Acácia FM, a primeira de Alvorada se fez presente, no dia da Padroeira da comunidade católica local – Santa Hedviges, da quarta noite da novena, que começou na última sexta-feira, dia 13 de outubro, com o nosso comunicador e âncora do Programa Gritos do Quero Quero – Valdemar Engroff, neste dia 16 de outubro, na Igreja Matriz, localizada na Rua Santa Hedviges, 517, aqui no Jardim Algarve. A seguir um áudio feito pelo nosso comunicador, momentos antes do início da celebração desta noite.

Tema geral da novena deste ano: “A bem aventurada Virgem Maria no mistério da Igreja“. E o lema: “Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada” (Lc 1,48).

E nesta noite, tivemos a presença do Padre Libanor Picetti, pároco da Paróquia Santo Antônio da nossa cidade. E o tema neste dia foi “A felicidade do SIM a Deus”, onde em sua homilia descreveu o Sim dado por Nossa Senhora para ser Mãe de Jesus e o Sim dado pela padroeira Santa Hedviges, onde descreveu trechos da sua vida de fé e ajuda aos mais necessitados. Abaixo, vídeo feito pelo nosso comunicador, com o cântico de entrada, o Hino de Santa Hedviges, com a entrada da imagem de Santa Hedviges, dos padres Antônio Hoffmeister e Libanor Picetti, além de ministros, festeiros e coroinhas.

Cobertura Novena da Padroeira Santa Hedviges

E abaixo o nosso comunicador postou alguns registros fotográficos da celebração de hoje e além da santa missa, colheu alguns retratos do salão paroquial, onde após a celebração aconteceu uma grande confraternização, tudo doado pelos paroquianos e além dos doces e salgados, teve o tradicional bolo de aniversário de Santa Hedviges. Basta clicar nos retratos para ampliá-los:

As celebrações anteriores

Nosso comunicador não conseguiu estar  presente nas noites do dia 13 a 15 de outubro. Então ele está se socorrendo com alguns retratos captados nos sítio oficial da nossa Paróquia – www.paroquiasantahedviges.org,  como segue:

1 – Dia 13 de outubro, abertura da novena, tivemos a presença do Padre Lívio Masuero – Reitor do Seminário de Gravataí e a sua homilia foi em torno do tema “a grandeza de Deus”.

2 – Dia 14 de outubro, segundo dia da novena, a paróquia contou com a presença do Padre Luiz M. Coelho Neto, o Padre Luizinho, filho desta paróquia, que abordou o tema “a alegria da salvação”.

3 – Dia 15 de outubro, domingo, o celebrante convidado para pregar foi o Padre Diego Garcia, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da nossa cidade. E o tema em sua homilia foi “a humildade dos servos de Deus”.

Um pouco de História

A Paróquia Santa Hedviges foi fundada no dia 16 de outubro de 2000, sendo o primeiro pároco o Padre Moacir Zanini, que ficou até o final do ano de 2002. Em 19 de janeiro de 2003, assumiu o Padre Édison Stein, que ficou até o final de 2008.

E em dezembro daquele mesmo ano, assumiu o Padre Carlos Homelischuc. Em Novembro de 2012 foi realizada a Assembleia anual do Clero, pela Arquidiocese de Porto Alegre, no Seminário São José de Gravataí, onde o arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings, juntamente com os bispos auxiliares Dom Jaime Spengler e Dom Agenor Girardi, anunciou as transferências e nomeações para o ano de 2013 e entre estas transferências, estava o nome do novo pároco da Paróquia Santa Hedviges, o Padre Marcos Hartmann, que foi empossado com a realização de Santa Missa às 19h do dia 29 de dezembro de 2013, com a presença do Bispo Auxiliar Dom Jaime e os padres das demais paróquias da nossa cidade.

Em agosto de 2016, o Padre Marcos era transferido para Viamão. Em seu lugar, foi nomeado em 23 de agosto, por Dom Jaime Spengler, o Padre Antônio Augusto Brum Hoffmeister. Abaixo, os retratos dos padres que já passaram pela Paróquia Santa Hedviges:

 

Conforme o Livro Raízes de Alvorada, “em 1988 foi escolhida a Padroeira da comunidade. E a preferência foi para Santa Hedviges, padroeira dos endividados, já que a maioria estava atrasada com a prestação da casa”.

A paróquia fica na Rua Santa Hedviges (antiga Rua 31), nº 517, no bairro Jardim Algarve, em Alvorada.

Assim aconteceu mais uma cobertura jornalística da ZYU 395, a Rádio Acácia FM –a primeira de Alvorada , onde a prioridade é produzir e divulgar notícias que acontecem na cidade de Alvorada ou onde Alvorada está inserida fora do nosso município.

E a novena da Paróquia Santa Hedviges continua até o domingo, quando será realizada procissão, Santa Missa, almoço festivo no Salão Paroquial e grande baile na parte da tarde com a Banda Cravo e Canela.

Até a próxima oportunidade gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Deixe sua mensagem