Buenas Gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo! No feriado nacional de 07 de setembro, o tradicionalismo de Alvorada abriu oficialmente os festejos farroupilhas e o 10º Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, na Praça João Goulart, na Parada 48 em nossa cidade.

A Rádio Comunitária Acácia FM – a primeira de Alvorada esteve presente com o âncora do programa Gritos do Quero Quero, o Valdemar Engroff, desde a amanhã deste dia ensolarado e quente. E foi pela manhã que ele conseguiu os depoimentos que seguem em áudio:

1 – A primeira pessoa a ser entrevistada por ele foi a tradicionalista Ana Paula Lauffer, que atualmente comanda o Departamento Artístico da Subcoordenadoria de Alvorada:

2 – Pelo poder público, o Valdemar colheu o parecer do tradicionalista Wanderlei Cardoso, do Departamento Tradicionalista da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo:

3 – Chegou a vez de o Valdemar captar a opinião e as expectativas da autoridade máxima do tradicionalismo de Alvorada, o Subcoordenador Renato Spanhol:

4 – Estava faltando um depoimento de um patrão ou patroa de CTG. Então o Valdemar conseguiu entrevistar a Patroa Reovane Ribeiro do CTG Chilena de Prata:

Na parte da tarde, o Valdemar Engroff acompanhou a abertura oficial do evento, por volta das 15h30min, com a chegada da Chama Crioula, trazida a casco de cavalo, num trajeto de 200 km, em sete dias no lombo do cavalo. Relembramos que a Chama Crioula foi acesa no dia 12 de agosto, para todo o Rio Grande do Sul, em Mostardas, mais precisamente na “pedra de Anita”, local onde nasceu Menotti Garibaldi, filho da heroína Anita Garibaldi. Este é um evento oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho. E o local a sediar o acendimento da Chama Crioula, acontece anualmente no Congresso Tradicionalista Gaúcho. E Mostardas foi escolhida pelos participantes (patrões e/ou representantes dos CTGs filiados no Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG), no 65º Congresso Tradicionalista, realizado em janeiro deste ano em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Também queremos relembrar que os tradicionalistas de Alvorada, em 1999, se deslocaram até Mostardas, por ser naquele ano lembrada a morte de Anita Garibaldi, falecida há 150 anos e por ser Mostardas o local que viu o seu filho Domenico Menotti Garibaldi nascer. O piquete partiu na madrugada do dia 6 de setembro, do galpão do CTG Chilena de Prata, com o piquete de cavaleiros, equipe de apoio, com o apoio do poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Desporto, para participarem das festividades da Semana da Pátria, a convite, em Mostardas. A centelha foi retirada no dia 8, às 8h, no mesmo local, debaixo de uma figueira, onde está encravada numa grande pedra, uma placa que cita este como sendo o local onde nasceu Domenico Menotti Garibaldi, em 16 de setembro de 1840, filho de Anita e Gioseppe Garibaldi.

A primeira Cavalgada de Busca da Chama Crioula foi realizada no longínquo ano de 1998, em São Sepé, mais precisamente num fogo de chão, eu arde de forma ininterrupta por mais de 200 anos e há muito tempo se tornou ponto turístico desta cidade. Portanto, a busca da Chama Crioula de 1999, em Mostardas, foi a segunda e em 2017 os tradicionalistas locais realizaram a 19º Cavalgada oficial de Busca da Chama Crioula para os Festejos Farroupilhas em nossa cidade.

O Valdemar não colheu retratos do cerimonial de abertura, mas filmou tudo, como segue:

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Cerimonial de Abertura – PT01

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Cerimonial de Abertura – PT04

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Cerimonial de Abertura – PT02

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Cerimonial de Abertura – PT03

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Cerimonial de Abertura – PT05

Na parte da noite, por volta das 20h, com o acampamento lotado de povo, foi realizado o primeiro espetáculo musical gauchesco, tendo no palco o Grupo Mas Tchê, capitaneado pelo gaiteiro Pedro Correa e o vocalista alvoradense Rogério Klippel.

O Valdemar nos relembra que a primeira apresentação em público do Grupo Mas Tchê, ocorreu no dia 07 de setembro de 2016, na abertura do Acampamento Farroupilha de Alvorada. Portanto, neste dia 07 de setembro, o grupo comemorou novamente nos palcos de Alvorada, o seu primeiro ano de estrada, animando muitos fandangos neste seu primeiro ano de estrada musical. Eis alguns registros em vídeo feitos pelo nosso representante:

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Grupo Mas Tchê – PT01

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Grupo Mas Tchê – PT02

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Grupo Mas Tchê – PT03

Cobertura da Abertura dos Festejos Farroupilhas – Grupo Mas Tchê – PT04

Também queremos registrar que o Valdemar bateu algumas “chapas”, alguns retratos, que ele separou em dois grupos:

1 – Neste grupo, o Valdemar conseguiu captar os galpões dos CTGs e da quase totalidade de Piquetes que estão instalados no Acampamento Sócrates de Carvalho. Salientamos que todos os CTGs locais estão com seus galpões instalados. Temos um CTG de Porto Alegre (CTG Estância do Rubem Berta) e um de Viamão (CTG Alma Crioula). No total temos 54 galpões entre CTGs e piquetes, fora os galpões dos bolichos (comércio):

2 – O Valdemar fez alguns registros fotográficos do acampamento, com retratos de tradicionalistas, o congraçamento dos cavaleiros no tablado, dos cavalos em descanso, dos integrantes da Banda Marcial da Escola São Marcos. Bem como do Grupo Mas Tchê e do fandango que se formou no Acampamento…

Mais uma vez a Rádio Acácia FM – a primeira de Alvorada fez a cobertura de um grande evento tradicionalista na Capital da Solidariedade – provavelmente o maior de todos, com a participação do Valdemar Engroff, produtor e apresentador do Programa Gritos do Quero Quero – programa que vai ao ar todos os sábados, das 8 às 10h da manhã (com a participação efetiva do menino especial Luigi Cerbaro). Até a próxima oportunidade gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Matéria, imagens, audios e videos – Valdemar Engroff.

Deixe sua mensagem