A Rádio Acácia FM esteve acompanhando as movimentações no último final de semana, da 40 edição da Expointer e traz algumas curiosidades para você!

O clima firme e quente durante toda a semana praticamente foi um diferencial em relação as últimas edições, quando chovia em algum dos dias do evento. Segundo o cálculo dos organizadores, o Parque de Exposições Assis Brasil recebeu aproximadamente um público de 382,6 mil pessoas, superando o ano passado.

Os nossos enviados Ricardo Gonça e Adriana Porto estiveram em Esteio no sábado, dia 2 de setembro no periodo da tarde e se depararam com uma multidão de pessoas vindas de todos os cantos do Estado, principalmente da região metropolitana. A bilheteria, que tinha muitos operadores, teve muito trabalho para dar conta da tamanha movimentação das pessoas que chegavam a todo momento, na área externa (que vinha desde a passarela da estação do Trensurb até o portão de entrada do parque) estava estava ocupada por comerciantes, que apresentavam todo tipo de produto: bebidas, churrasquinhos, roupas calçados, brinquedos, artesanatos e muito mais… com preços acessíveis.

Cobertura 40ª Expointer – Chegada ao evento

No palco de shows a atração estava por conta do grupo Eco do Pampa, que botou muitos casais para dançar no tablado montado próximo à área de shows. Percorremos também pela Exposição do Exército Brasileiro (Expoex) onde todas as especialidades eram apresentadas aos visitantes, tais como: carros de combate, as potentes motos dos batedores da Polícia do Exército, passeio a cavalo, uso de óculos de visão noturna, passeio de bote no Lago, entre outras curiosidades. Gonça conversou com o Terceiro Sargento Correia do Batalhão de Polícia do Exército, que atendeu gentilmente a nossa equipe. Ao lado, as crianças puderam aprender e se divertir com uma aula de trânsito Seguro dirigindo carrinhos ou pilotando motinhos na pista adaptada, aos cuidados do Tenente De Lima, da Polícia Rodoviária Estadual – Brigada Militar. Ao fundo, um parque de diversões com muitos brinquedos radicais que eram a grande alegria da galerinha.

O calor era intenso, há uma temperatura de 34 graus, nossa reportagem se deslocou por todos os Pavilhões da Expointer como: Pavilhão da Flor Gaúcha da agricultura familiar do RS, pavilhão de produtos e serviços e artesanato, Pavilhão internacional, pavilhão de gado de corte e ovinos, equinos, de gado leiteiro, de pequenos animais, de pôneis… passamos pelas pistas de julgamentos leilões e pelo setor de máquinas e implementos agrícolas.

Entre os deslocamentos, conseguimos conversar com as soberanas da Oktoberfest de Maratá, cidade distante a 90 km de Porto Alegre e que segundo a Rainha: Larissa Grub e as Princesas: Deisi Braun e Gabriela Schreiner garantem que em Maratá se faz a Oktoberfest mais animada do Estado! Será a 14ª edição. Maratá também é conhecida como a capital das belezas naturais.

Cobertura 40ª Expointer – Entrevista com a Corte do evento

O Sport Club Internacional teve seu espaço na Expointer, estava por lá o ônibus oficial que leva o time para os jogos e o ex-jogador agora funcionário do clube da área de relacionamento social, Fabiano que nos atendeu gentilmente, falando que o objetivo da sua presença era o de arrecadar cada vez mais sócios ao clube.
Por fim Visitamos o Heliponto, onde a empresa Arcanjo shows Aéreos colocou um helicóptero à disposição dos visitantes para a realização de um passeio sobre o parque de exposições num vôo de aproximadamente 5 minutos.

Cobertura 40ª Expointer – Voo de Helicoptero

Além de toda a estrutura oferecida com policiamento, posto médico, Corpo de Bombeiros, tivemos diversas praças de alimentação espalhadas por todo o parque, muitos banheiros químicos, excelente organização e uma garantia de um belo passeio, onde aquele visitante mais curioso pode ficar por dentro das novidades do que há de melhor na agropecuária tendo contato com diversos expositores de diversos países. Foram 9 dias em que foram expostas mais de 500 atrações e a Acácia FM esteve lá. Valeu Esteio! Até o próximo ano!!

Texto e áudios: Ricardo Gonça
Imagens: Adriana Porto.

Deixe sua mensagem