Salve… eu estava me preparando para escrever a coluna desta semana, quando me deparei com uma notícia que me deixou muito triste: foi o desencarne na última quinta-feira dia 29 de junho, do nosso eterno Rei Momo do Carnaval de Porto Alegre, Fábio Verçoza. Um cara fora de série, de um coração enorme, de um carisma inigualável e de uma inteligência admirável.
Fábio foi encontrado em casa já falecido, vítima deu um infarto fulminante na noite da quinta-feira.

Enquanto eu estava olhando as redes sociais, vi uma postagem sua, a última antes de falecer, no Facebook, convidando geral para comparecer no Arraial da vermelho e branco…

whatsapp-image-2017-06-30-at-12-12-00

Fábio morreu aos 52 anos de idade, mas a sua alma era de uma criança, com muita doçura, vontade e vitalidade!

Que Fábio Verçoza foi o Rei Momo de Porto Alegre, por 10 anos, todo mundo sabe, mas aqui vou comentar um pouquinho dos meus contatos que tive com ele…

whatsapp-image-2017-06-30-at-12-13-02Quando fazia parte do Exército, nós resolvemos fazer um baile com a escolha da “Namorada da Primeira Companhia de Guardas” tipo uma representante da beleza na nossa unidade no Exército. Fomos atrás de toda a estrutura necessária. Tínhamos um local: Círculo Militar de Porto Alegre, tínhamos uma logística bem montada, tínhamos 20 candidatas lindíssimas só precisávamos de jurados qualificados para tal; foi quando tive o meu primeiro contato com Fábio Verçoza, na época , Rei Momo do Carnaval de Porto Alegre, isso no ano de 1999 e ele, sem mesmo nem me conhecer , prontamente me atendeu com muito carinho e se dispôs de forma voluntária a participar , foi um evento muito bem sucedido! E ainda trouxe consigo, Wanessa Garcia, a Rainha do carnaval na oportunidade. Trocamos ideias e conversamos muito, eu fiquei encantado com a sua simpatia e como gosto de carnaval, na mesma hora pensei :a chave da cidade está entregue em boas mãos! Depois disso, encontrei o cara por vários eventos no carnaval Nós reencontramos no carnaval de Charqueadas, pelos eventos das escolas de samba do carnaval de Porto Alegre ,sendo o último deles no lançamento do tema enredo da Imperadores do Samba “Frida Calo” , inclusive gravamos reportagem para o Programa Rota 87.

Mas o que mais me chamou atenção nesses contatos com o Fábio foi em um evento realizado na AACD, ali na Cristiano Fischer, em Porto Alegre, no pedágio solidário, onde o próprio Fábio comandou todas as ações usando do seu conhecimento e seu carisma na mídia e trouxe diversas personalidades, que participaram durante o dia inteiro de atividades de forma voluntária, mais uma vez bem sucedido naquela ocasião eu gravei com ele uma entrevista de uns 20 minutos para o programa Conexão Acácia , onde Fábio abriu o seu coração sorrindo, se emocionando , falando de sua trajetória na vida , no carnaval, no vida acadêmica (formado em Direito e Matemática pela PUCRS),defendendo entidades …momentos de dificuldade , de alegria, tudo com muita intensidade, foi uma grande entrevista! Recentemente , Fábio estava desenvolvendo seu trabalho na ANAPPS (Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Estávamos Social ).

Estávamos conversando sobre a possibilidade dele ser um dos colunistas da bancada virtual do Programa Rota 87 aqui da Radio Acácia FM, falando justamente, sobre cultura (Verçoza também foi o Embaixador da Cultura ). Muito empolgado com a ideia, Fábio prontamente aceitou a parceria e devido a sua agenda intensa, fomos protelando a sua estreia , inclusive um dos carimbos dos “amigos do Rota” veiculado no programa, tem a sua assinatura…

É com muito pesar, que faço essa referência , mas tenho certeza, que lá na dimensão onde está chegando, está sendo muito bem recebido e amparado pelos irmãos de luz.. estava perto do seu aniversário, seria em 7 de julho…

Vá com Deus e descanse em paz guerreiro queridão! !

Fábio Verçoza
1964 – 2017

Deixe sua mensagem