Adoção de crianças e adolescentes

Salve galera! Um assunto que mexe bastante comigo é a adoção de crianças e adolescentes. Referente a isso, o Cadastro Nacional de Adoção nos apresenta um dado triste: crianças acima de 3 anos de idade e adolescentes são os que menos têm chance de adoção, somente em 30% dos casos a adoção dessa faixa etária acontece. Relativo a isso, eu ressalto o trabalho muito bacana que é realizado no estado de Pernambuco, lá o Tribunal de Justiça comanda o Ceja-Pe que é a comissão Estadual Judiciária de Adoção de Pernambuco. Entre suas atividades propostas está o projeto: “Família um direito de cada criança e adolescente” Esse projeto, destina-se “a divulgar informações de crianças e adolescentes que ainda se encontram nas instituições de acolhimento do Estado de Pernambuco, onde os pais tiveram decretada a perda do Poder familiar com sentença transitada em julgado sem candidatos pendentes a solução com com a finalidade de busca ativa para viabilizar dos mesmos em família substituta”, conforme consta na página da adoção na internet.

14441006_1593023554333422_5234391947015878488_n1

Mas gente o mais bacana de tudo isso é que a justiça autorizou a criação de uma página no Facebook com todos os históricos das crianças para serem vistos pelos interessados em que você tem informações mais detalhadas das crianças como seu jeitinho de ser, particularidades e curiosidades e a grande sacada de tudo isso é que os “futuros” pais dessas crianças, disponibilizam de um chat onde eles podem conversar com as crianças- adolescentes e ter um contato mais próximo e envolvente! Achei muito legal! Ah! também muito importante frisar que mensalmente é publicado uma lista das crianças e adolescentes que podem ser adotados. Nessa lista contém: nome, idade, sexo, pele e se possui doença ou deficiência física, se são grupos de irmãos… enfim… muito legal mesmo gente!!

Me chamou muito a atenção uma reportagem na tv, em que um casal do Rio de Janeiro entrou na página, se afeiçoou com três irmãos e começaram as conversas no chat e por fim acabou se concretizando adoção e as crianças hoje moram felizes com seus pais na nova casa!!! Espetacular!! Que isso sirva de exemplo para muitas outras instituições. Claro que não depende só delas até porque há todo o trâmite em relação à justiça autorizar esse tipo de exposição mas em Pernambuco está sendo muito bem conduzido e utilizado. Procure a página do Ceja-PE na internet, no Facebook – https://www.facebook.com/cejapernambuco/ -, no site da Justiça de Pernambuco ainda mais informações no: www.tjpe.jus.br.

Nas nossas próximas conversas vamos falar sobre outras instituições que fazem este trabalho fantástico e bem pertinho aqui da gente…

Vou nessa deixando muita sintonia positiva pra você e um salve salve bem grande pra todo mundo!!

Deixe sua mensagem