8º FETARC – Festival tradicionalista de arte e cultura

0
10
visualizações

Buenas gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Alvorada é uma cidade onde os CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) locais realizam rodeios artísticos e culturais. E no último final de semana – dias 17, 18 e 19 de agosto, foi a vez do CTG Amaranto Pereira realizar a oitava edição do FETARC (Festival Tradicionalista de Arte e Cultura). Com 40 invernadas inscritas, tivemos a presença de 34 grupos de danças tradicionais. Ao todo foram 48 CTGs que compareceram a este grande evento cultural, vindos da nossa cidade, e muitas entidades de Porto Alegre e Região Metropolitana (Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba, Eldorado do Sul, Glorinha, Parobé, entre outras). O evento literalmente foi um dos maiores em toda a Primeira Região Tradicionalista.

E com o objetivo de divulgar o que acontece na nossa comunidade e na nossa cidade, a Rádio Comunitária Acácia FM esteve presenta na sexta-feira, dia 17, quando aconteceu a abertura oficial, com o nosso comunicador Valdemar Engroff – produtor e apresentador do Programa Gritos do Quero Quero. E no domingo, com o mesmo comunicador, ao longo do dia, quando tivemos a apresentação dos grupos de dança (invernadas artísticas), nas modalidades mirim, xirú, veterana, juvenil e adulta dentro do galpão e os esportes tradicionalistas na parte externa, na área da Campeira do CTG.

Na abertura oficial do evento, na sexta-feira, nosso comunicador fez parte da mesa, representando a nossa emissora.  Também fizeram parte da mesma o Subcoordenador do tradicionalismo local Renato Spaniol, o Departamento Tradicionalista da Secretaria Municipal da Cultura, capitaneado por Walderley Cardoso, também representando na oportunidade o Executivo Municipal, e patrões dos CTGs da nossa cidade

Na oportunidade, o casal Patrão Adair Rocha e Lúcia Rocha fez questão de repassar para a coordenadora do Projeto Contando Histórias Por Aí – Magali Fortes, grande quantidade de agasalhos que foram arrecadados pelo quadro de prendas e peões do CTG Amaranto Pereira, que serão destinados às pessoas mais carentes da nossa comunidade. Após o cerimonial de abertura, tivemos a primeira atividade cultural, o concurso de Mais Prendada Prenda e Peão do 8º FETARC.

Sábado o nosso comunicador teve compromissos e não conseguiu acompanhar as atividades culturais programadas para este dia. No entanto, no domingo, a Rádio Comunitária Acácia FM se fez presenta. Primeiramente alguns retratos da parte externa do galpão – literalmente tomado de carros e ônibus nas ruas adjacentes:

8º FETARC Externas

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Na Cancha da Campeira aconteceu uma das modalidades esportivas do tradicionalismo, a bocha campeira, que teve registro em vídeo como segue:

Feito o registro na área da Campeira, nosso comunicador se deslocou para o interior do galpão, onde fez registros em fotos e vídeos, fazendo tomadas da apresentação de alguns grupos de invernadas da modalidade juvenil, como segue:

Primeiramente foi gravada a apresentação da Invernada Juvenil do CTG Chama Nativa de Esteio, da 12ª Região Tradicionalista:

Após quem entrou no tablado foi a Invernada Juvenil do CTG Guapos da Amizade, da cidade de Cachoeirinha, pertencente à 1ª Região Tradicionalista:

Lá do Bairro Restinga, Zona Sul de Porto Alegre – também pertencente à 1ª Região Tradicionalista, veio para se apresentar a Invernada Juvenil do CTG Porteira da Restinga:

E para finalizar os registros em vídeo, o comunicador fez questão de fazer o registro da apresentação do CTG mais novo de Alvorada, a invernada do CTG Raça Gaúcha:

E abaixo, uma penca de retratos do interior do galpão (que devido a um tempo de quase verão, passou o domingo todo com lotação perto da máxima), com registros do público presente e da apresentação das invernadas artísticas, deste 8º FETARC, que foi mais um evento que faz parte da programação do ano que o CTG Amaranto Pereira comemora o seu Jubileu de Prata. Para ampliar, basta clicar nos retratos:

8º FETARC Internas

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Bueno! Missão dada! Missão cumprida…. novamente a Rádio Comunitária Acácia FM – a primeira de Alvorada esteve fazendo a cobertura de um grande evento na nossa comunidade, mais precisamente no CTG Amaranto Pereira, que é um dos fundadores da Rádio Acácia FM / CONCEC, com a efetiva participação do comunicador Valdemar Engroff, produtor e apresentador do Programa Gritos do Quero Quero, que vai ao ar todos os sábados das 8 às 10h da manhã, todos os sábados, com a participação do guri especial Luigi Cerbaro. Até a próxima. Até o próximo evento gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Valdemar Engroff

AnteriorRock Otaku
PróximoRota 87
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here